Paulo Bauer relata destruição causada pelas chuvas em Santa Catarina

Da Redação | 14/09/2011, 16h09


Em discurso nesta quarta-feira (14), o senador Paulo Bauer (PSDB-SC) registrou alguns dados da destruição sofrida pelo estado de Santa Catarina em virtude do excesso de chuvas na semana passada.

De acordo com o parlamentar, chuvas torrenciais atingiram um terço do território catarinense. O equivalente a um mês de chuvas atingiu a região em apenas quatro dias, segundo ele.

O resultado em números, de acordo com o senador, foram 99 cidades atingidas, 55 delas tendo decretado estado de emergência e 11 em estado de calamidade pública. Mais de 900 mil pessoas foram atingidas pelas enchentes, mais de 160 mil ficaram desalojadas. Além disso, 170 pessoas ficaram feridas e três perderam a vida.

Paulo Bauer elogiou a população catarinense por enfrentar de cabeça erguida a catástrofe e disse que tanto o governo do estado quanto o governo federal trabalharam de maneira eficaz e não pouparam recursos financeiros para ajudar a população.

Entretanto, o senador disse ser preciso um "grande trabalho de prevenção" para que catástrofes desse tipo não voltem a ocorrer. Ele pediu obras de infraestrutura, como barragens, principalmente no Vale do Itajaí, para evitar o transbordamento de rios.

O senador agradeceu às doações de água, dinheiro, roupas e alimentos enviados por pessoas de todo o Brasil para ajudar os catarinenses. Bauer também afirmou que muitos empresários de Santa Catarina perderam produtos, maquinários e matérias-primas com as enchentes. Ele pediu que os bancos públicos brasileiros disponibilizem linhas de crédito para que esses empresários possam recomeçar seus negócios.

Em aparte, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) também disse que são necessários mais investimentos públicos em prevenção desse tipo de catástrofe e no aperfeiçoamento da defesa civil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: