Jânio: uma foto que interpretou a história

Da Redação | 25/08/2011, 17h48

Normalmente a foto jornalística é usada para ilustrar matérias, a despeito daquela máxima de que "uma imagem vale mais que mil palavras". Inútil é o debate em torno da supremacia desta ou daquela forma de expressão. O que prevalece - e permanece - é o que tem substância, independentemente de conter palavras ou imagens.

Meio século depois da renúncia do presidente Jânio Quadros (1917-1992), num 25 de agosto, os arquivos sobre o episódio estão abarrotados de palavras e imagens, de maior ou menor valor. Registrada nesses anais, há uma foto que perdura de forma especial - não só como ilustração de um momento importante da vida do país, mas também como interpretação daquele mesmo momento e da personalidade de quem o protagonizou.

Capturada na ponte que liga Uruguaiana (RS) a Libres, na Argentina, em 21 de abril de 1961, quando Jânio se encaminhava para um encontro com o presidente Argentino Arturo Frondizi, a imagem do político brasileiro com as pernas em direções opostas mostra, involuntariamente, o quanto havia de divisão de personalidade em Jânio - e o grau de contradição das forças que então lutavam pelo poder.

A faísca geradora da foto foi um tumulto ocorrido próximo ao local, segundo relato de seu autor, o fotógrafo gaúcho Erno Schneider, ao programa Fantástico, da TV Globo:

"Enquanto o Jânio ia encontrar o Frondizi na ponte, no meio da ponte, ele resolveu ir a pé. E tava andando, eu acompanhando ele do lado. De repente, deu um tumulto. Um tumulto muito grande. O Jânio levou um susto e se virou. Na hora, eu vi que ele tava todo estranho, todo torto. Eu senti que tinha uma foto diferente. Aí, eu dei um clique. Foi um só também".

Bastou.

Na entrevista, Schneider conta ainda que a foto não pôde ser utilizada imediatamente, em razão de dificuldades no transporte do negativo. Só dias depois seria publicada, já fora do contexto do encontro entre os dois presidentes. Merecidamente venceu o Prêmio Esso de Jornalismo em 1962.

Os 50 anos da renúncia que mudaria a história do Brasil coincidem com as celebrações do mês da fotografia, oportunidade para reflexões sobre essa forma de expressão tão reveladora, não apenas no campo da política. Atualmente a Agência Senado conta com profissionais do fotojornalismo que capturam entre 1,5 a 2 mil imagens diariamente, oferecendo ao público e outros órgãos de imprensa uma ampla cobertura dos acontecimentos da Casa.

Infelizmente, por questões de espaço, parte importante desse material não pode ser publicada na nossa página na internet, seja como complemento de matérias e reportagens, seja como conteúdo do banco de imagens, embora siga para o Arquivo Fotográfico, onde fica disponível para pesquisa.

Em homenagem ao Dia da Fotografia, comemorado no dia 19 último, Selecionamos algumas fotos feitas no Plenário e nas comissões da Casa e montamos uma galeria. As imagens captadas pelos nossos competentes profissionais seguem sem muitas palavras, apenas com os créditos e as legendas, para interpretação dos nossos leitores.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: