Senado unifica identidade visual

Da Redação | 18/08/2011, 19h06

Entrou em vigor nesta quinta-feira (18), o Manual de Identidade do Senado, instrumento que unifica a imagem institucional da Casa. Instituído por Ato da Comissão Diretora, o Manual de Identidade do Senado Federal foi desenvolvido pela Subsecretaria de Projetos Especiais (Supres) - área de criação e marketing da Casa - da Secretaria Especial de Comunicação Social.

O desenvolvimento do manual de identidade visual foi um trabalho de cinco meses e envolveu dez servidores. Os primeiros três meses foram despendidos com a realização de uma pesquisa preliminar, em que 27 setores da Casa foram visitados; e com a realização de um benchmarking, em que 37 manuais de identidade visual de instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, foram analisados. Entre esses manuais, figuravam o da Câmara dos Deputados, o do governo brasileiro e o do governo do Canadá.

Além de estabelecer cores, proporções, tipografia padrão, área de segurança, entre outros elementos que são fundamentais para a padronização do uso da marca, o manual incorpora a figura do "guardião da marca". Os guardiões serão os profissionais responsáveis, em cada setor, por acompanhar e orientar todos os demais servidores sobre o uso correto da marca.

O Senado convivia, até então, com uma diversidade de marcas de áreas específicas, com diferentes aplicações, o que dificultava a construção de uma uniformidade visual.

Conforme o presidente do Senado, José Sarney, a aprovação do manual representa "um avanço da Casa em busca de sinergia e coesão da identidade visual". Para Elga Lopes, diretora da Supres, "a estratégia de arquitetura de marca proposta pelo manual é uma tendência internacional e evita a diluição da força da identidade por conta do excesso de diferentes marcas em uso por uma instituição".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: