Público poderá pilotar um caça na Chapelaria do Congresso
Da Redação | 15/08/2011, 20h00
Um simulador de voo será atração extra para os visitantes do Congresso Nacional nesta semana. Instalado no Salão Branco (Chapelaria) do Congresso Nacional, o simulador é uma reprodução do F-18 Super Hornet, da empresa americana Boeing, uma das interessadas em vender caças para a Força Aérea Brasileira. A atração, grátis e aberta ao público, ficará no Congresso até quinta-feira (18), data em que representantes da Boeing participarão de audiência pública sobre o processo de seleção do governo federal para compra de 36 aviões de combate, os caças FX-2.
A audiência faz parte do ciclo de debates sobre a aquisição dos caças, promovido pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado com objetivo de avaliar os aviões produzidos pelas três principais concorrentes do ramo. Na semana passada, a empresa sueca Saab apresentou aos senadores seu modelo Gripen NG. Nesta semana será a vez da Boeing e do F-18 Super Hornet. No dia 1º de setembro, a audiência será com a empresa francesa Dassault e seu modelo Rafale.
Realidade virtual
O Super Hornet é um caça de ataque atualmente usado pela Marinha dos Estados Unidos e pela Real Força Aérea australiana. O simulador tem tela de projeção de 180 graus, com realidade virtual de cidades, florestas, estradas e prédios, além de aeronaves inimigas. O sistema também simula combates aéreos, pouso e decolagem em pistas convencionais e até em porta-aviões.
A montagem do simulador pela Boeing foi autorizada pelos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara dos Deputados, Marco Maia. O espaço está aberto às outras empresas para que também exponham seus caças ao público.
O horário para visitação do simulador nestes três dias de exposição (16, 17 e 18 de agosto) será o mesmo das visitas ao Senado: das 9h às 17h.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: