Senadores comemoram centenário de emancipação de Juazeiro do Norte
Da Redação | 12/08/2011, 16h38
O Senado comemora, no horário do expediente da sessão deliberativa de terça-feira (16), às 14h, o centenário de emancipação do município de Juazeiro do Norte (CE). O requerimento solicitando o evento é de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).
Localizado na Região Metropolitana do Cariri, ao sul do Ceará, Juazeiro do Norte conta atualmente com uma população de cerca de 250 mil habitantes, sendo o terceiro município mais populoso do estado. Segundo Inácio Arruda, o nome Juazeiro se deve a alusão que se fez a uma árvore típica do Nordeste, cujo nome científico é zizyphus joazeiro, palavra de origem híbrida tupi e portuguesa: "juá" (fruto do espinho) e o sufixo "eiro".
O município foi emancipado no dia 22 de julho de 1911 e ganhou notoriedade graças ao desenvolvimento de sua economia local, com destaque para o comércio e a indústria de calçados. Além da produção de calçados, o município tem artesanato em couro e ferro, cordéis e xilogravuras.
Outro atrativo da cidade é sua religiosidade, que atrai milhões de romeiros todos os anos em torno da figura de padre Cícero, que foi o primeiro prefeito da cidade.
"As romarias fortalecem demasiadamente o comércio local e fomentam uma verdadeira indústria do turismo religioso em torno da figura do 'Padim Cícero', cuja santidade é indiscutível para os devotos", afirmou o senador.
Juazeiro do Norte era, inicialmente, um distrito da cidade vizinha Crato, até que o jovem Padre Cícero Romão Batista resolveu se fixar como pároco no lugarejo. Padre Cícero começou a fazer os serviços religiosos na cidade e foi um dos responsáveis, tempos depois, pela emancipação e independência do município.
Por conta do chamado "milagre de Juazeiro" (quando Padre Cícero deu a hóstia sagrada à beata Maria de Araújo, e, segundo os populares, a hóstia se transformou em sangue), a figura do padre assumiu características místicas e ele passou a ser venerado pelo povo como santo.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: