Angela Portela anuncia leilão de linha de transmissão de energia entre Manaus e Boa Vista
Da Redação | 09/08/2011, 16h11
O leilão para oferta da linha de transmissão de energia elétrica a ser construída entre Manaus (AM) e Boa Vista (RR), previsto para setembro, possibilitará a integração desses estados ao Sistema Integrado Nacional (SIN), reduzindo, assim, os custos de fornecimento de energia. O investimento da obra é de R$ 1 bilhão.
As informações são da senadora Angela Portela (PT-RR) em discurso no Plenário do Senado nesta terça-feira (9). A parlamentar explicou que a linha entre Boa Vista e a subestação Vila Equador, no município de Rorainópolis, será conectada a outra linha, atualmente em construção, entre a Hidrelétrica de Tucuruí (PA) e as cidades de Macapá (AP) e Manaus.
A senadora informou ainda que o Sistema Guri, responsável pela energia vinda da Venezuela para o Brasil, tem enfrentado problemas de fornecimento, tanto para a Venezuela quanto para o Brasil nos últimos anos.
Segundo Angela Portela, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) já finalizou o estudo de viabilidade técnica da nova linha de transmissão que, neste momento, está em análise pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Sua aprovação está prevista para o fim do ano, disse a senadora.
- A linha Manaus-BoaVista fará o abastecimento de todo o estado de Roraima, representando importante instrumento para fornecimento de energia ao Complexo de Rio Branco e a outras regiões do país. Trará forte impulso para a economia do estado de Roraima e daquela região da Amazônia tão carentes de investimentos na região - enfatizou a parlamentar.
A senadora pediu que o governo viabilize, em breve, os leilões de transmissão de energia das usinas hidrelétricas de Paredão e Bem-Querer.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: