Valadares comemora eleição de José Graziano para a FAO
Da Redação | 29/06/2011, 16h59
Em pronunciamento nesta quarta-feira (29), o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) comemorou a eleição do brasileiro José Graziano da Silva para o cargo de diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). Graziano foi eleito no último domingo, com o apoio de 92 países.
- Sinto-me gratificado, como brasileiro e homem público, com a eleição de Graziano, pois, nela, vejo o reconhecimento internacional de um trabalho consciente, competente, humano e honesto, a que a própria oposição não negou seu apoio - disse Valadares, que considera a segurança alimentar uma causa nacional acima das disputas partidárias.
Valadares disse que uma democracia não pode conviver com a fome e a miséria. O senador lembrou as ações desenvolvidas ao longo dos últimos anos no combate à fome e disse que a escolha de Graziano "coroa" essas políticas.
- É um fato auspicioso que coroa de maneira emblemática toda uma política social de combate à pobreza desenvolvida pelo Brasil há quase uma década.
O senador lembrou que o Brasil é o único país do mundo a ter em sua Constituição o compromisso expresso de combate à fome e destacou ter sido autor da proposta de emenda à Constituição que incluiu a alimentação entre os direitos sociais previstos no artigo 6º do texto constitucional. Valadares acredita que o direito à alimentação deveria ser incluído nas constituições de todos os países do mundo.
- A PEC da Alimentação não foi, em si, uma solução, mas estabeleceu um compromisso e impôs aos governos deveres - afirmou o senador, que lembrou que os governos são transitórios, mas a segurança alimentar, como questão de estado, não pode ser.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: