Secretarias de Engenharia, de Patrimônio e de Polícia explicam seu trabalho
Da Redação | 27/06/2011, 12h48
A Diretoria-Geral do Senado realizou, na manhã desta segunda-feira (27), mais um encontro do ciclo de palestras denominado "Conhecendo o Senado". No evento foram apresentadas as atribuições das secretarias de Engenharia, de Patrimônio e de Polícia.
O ciclo de palestras é destinado aos servidores efetivos e comissionados e aos funcionários terceirizados das diferentes áreas do Senado e objetiva aprimorar os conhecimentos de todos com vistas a contribuir para a otimização das atividades legislativas.
A diretora-geral, Doris Marize Peixoto, abriu o evento destacando a importância da iniciativa. Ela disse que todos estavam ali para conhecer três áreas de extrema importância na estrutura do Senado, áreas de efetiva contribuição para o funcionamento desta Casa do Parlamento.
De acordo com o diretor da Secretaria de Engenharia, Adriano Bezerra, a principal função desse departamento é realizar reparos e avaliar possíveis obras dentro das dependências do Senado.
- O complexo arquitetônico da Casa foi tombado em 2008 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sendo que qualquer intervenção no Congresso e no prédio do Anexo I deve ser consultada junto ao órgão, inclusive no caso da reforma do Plenário, explicou ele.
O diretor da Secretaria de Patrimônio, Luciano de Oliveira, disse que esse é o órgão responsável por gerir todo o patrimônio do Senado, com a incumbência de analisar gastos e custos com a aquisição de bens e serviços.
- A secretaria basicamente coordena a ação das subsecretarias vinculadas a ela, existindo áreas que fazem o planejamento e o controle dos trabalhos referentes à administração dos imóveis e das propriedades da União. A secretaria realiza as compras, aquisições, sinalizações e inventários de todo o patrimônio existente no Senado - relatou ele.
O diretor da Secretaria de Polícia, Pedro Carvalho, explicou que apesar de a Polícia do Senado existir desde 1824, apenas a partir do ano de 2002 é que ela foi regulamentada, sendo devidamente efetivada só em 2005, quando ganhou autonomia para o desempenho de suas atividades.
- A scretaria realiza o policiamento ostensivo dentro e fora das dependências do Senado, bem como a proteção e o acompanhamento das autoridades que nos visitam. Outra atividade executada pelo órgão é o registro das ocorrências que acontecem dentro da Casa - disse ele.
Carvalho disse ainda que essa secretaria conta com uma equipe de 124 policiais em regime de plantão durante as 24 horas do dia e que os policiais utilizam armas não-letais para o controle de distúrbios.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: