Marinor alerta para sentimento de abandono no Pará
Da Redação | 21/06/2011, 20h15
A senadora Marinor Brito (PSOL-PA) disse nesta terça-feira (21) que a região do Baixo-Médio Amazonas e Tapajós, em seu estado, está vivendo um sentimento de abandono pelo poder público. Segundo ela, setores econômicos, como o agronegócio e a mineração, estariam incentivando uma posição divisionista naquela região. A senadora visitou as cidades de Curuá, Alenquer e Santarém, onde conversou com a população sobre o erro histórico a que estão sendo induzidas a cometer.
Em Alenquer, a senadora testemunhou o desabamento da ponte sobre o Rio Curuá. Ela disse que, dois meses antes, havia pedido providências ao governo do Pará e a vários ministros, mas nada foi feito. Marinor assinalou que, felizmente, a ponte desabou quando não havia automóveis sobre ela.A senadora reiterou apelo ao governo federal para que reconstrua a ponte, pois é única ligação rodoviária da cidade.
- Isso para mim é uma questão de humanidade. O governo não pode tratar nossa região apenas com a visão de exploração dos bens naturais - protestou.
A senadora também relatou ter participado de evento na Assembleia Legislativa do Pará, onde debateu o Plano Nacional de Educação, que ainda será votado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Na cidade de Castanhal, Marinor se reuniu com estudantes e professores da universidade federal. Ela ouviu pedidos para que o Congresso Nacional e o governo federal os ajudem a enfrentar as dificuldades que vão da merenda escolar até o transporte de estudantes.
- O estado brasileiro abandonou a educação pública no Pará. Não é atoa que lá nós encontramos os piores índices educacionais do país - afirmou.
Marinor ainda disse que, cumprindo tarefa delegada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), realizou uma audiência pública em Belém, no auditório da Ordem dos Advogados (OAB-PA), para debater o papel da mulher brasileira na reforma política. Ela anunciou que apresentará em breve um relatório minucioso sobre o evento e seus resultados.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: