Senado fará audiência sobre alfabetização de adultos no Nordeste
Da Redação | 21/06/2011, 14h24
A pedido do senador Eduardo Amorim (PSC-SE), a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) fará uma audiência pública - em data a ser definida ainda - sobre os programas governamentais de alfabetização e educação de jovens e adultos no Nordeste. Ao justificar o pedido, nesta terça-feira (21), ele citou as estimativas de que a região apresenta o maior índice de analfabetismo do país e de que, para cada dois nordestinos com mais de 60 anos, um é analfabeto.
- Essas pessoas poderiam ser atendidas pela modalidade de ensino conhecida como Educação de Jovens e Adultos (EJA), mas esse atendimento está aquém do poderia ser - afirmou.
O senador também ressaltou que pretende discutir como o problema se manifesta em seu estado. De acordo com ele, dos 75 municípios de Sergipe, 14% apresentam uma taxa de analfabetismo superior a 40% da população.
Prêmio à pesquisa
Entre os itens aprovados pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte nesta terça-feira está o PLS 527/09, projeto de lei da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) que institui o Prêmio Brasil de Incentivo à Pesquisa e à Aplicação de Conhecimentos e de Tecnologia para o Desenvolvimento Humano. Em seu parecer sobre a matéria, o senador Alvaro Dias (PSDB-MS) argumenta que o prêmio pode ajudar a estimular a pesquisa científica nacional. Agora, essa proposta continuará sua tramitação na Câmara dos Deputados.
A comissão também aprovou o PLC 14/09, projeto de lei que dá o nome de Ponte Emerson Freitag-Boiadeiro a uma ponte localizada no município de Ji-Paraná, em Rondônia. Esse texto, já aprovado na Câmara, ainda terá de ser votado pelo Plenário do Senado. Outro projeto de lei aprovado pela comissão foi o PLC 225/09, que dá o nome de Porto de Petrolina-Paulo de Souza Coelho a um porto localizado no município de Petrolina, em Pernambuco. Também já aprovado na Câmara, essa proposta vai à sanção presidencial.
Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: