Dornelles recomenda atenção às despesas com juros

Da Redação | 20/06/2011, 17h33


Ao analisar o resultado das contas públicas do primeiro quadrimestre do ano, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) afirmou que se pode dizer que o início do governo da presidente Dilma Rousseff foi marcado pela contenção de gastos. Porém, o senador também chamou a atenção para a necessidade de se repensar as políticas fiscal, monetária e creditícia, já que, de acordo com os números, a taxa Selic tem sido um instrumento de aumento de despesas.

- As despesas com juros têm tido um impacto negativo nas contas públicas. É preciso encontrar uma nova combinação de medidas - disse, apontando para os juros reais no Brasil, que seguem como os maiores do mundo.

Para Dornelles, o governo cumpriu seu dever de casa em relação ao superávit primário, mas não fez o mesmo em relação às despesas com juros, daí o déficit nominal registrado.

- O superávit feito pelo governo federal foi anulado pelas despesas com juros - observou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: