Casildo Maldaner comemora avanço no cultivo de oliveiras em Santa Catarina
Da Redação | 20/06/2011, 17h30
O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) comemorou em Plenário, nesta segunda-feira (20), o sucesso inicial obtido em seu estado na implantação do "Projeto das Oliveiras" pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
De acordo com Casildo Maldaner, em 2007, dois anos após o início do projeto, foi extraído o primeiro azeite de oliva extra-virgem no estado. Testes realizados pelo Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina teriam confirmado a excelente qualidade do produto.
Segundo o senador, em cerca de cinco anos, Santa Catarina deverá iniciar a comercialização em larga escala do azeite de oliva produzido em suas terras.
Atualmente, informou Maldaner, o Brasil importa praticamente 100% do azeite de oliva que consome, num total de 55,5 mil toneladas em 2010, conforme dados do Conselho Oleícola Internacional (COI).
- Há que se notar, ainda, um detalhe essencial no cultivo das oliveiras: os produtores [catarinenses] não serão meros extrativistas, que colhem os frutos e comercializam, sem qualquer beneficiamento. A produção de azeite de oliva, bem como de azeitonas de mesa, exige tecnologia, processos industriais, que agregaram valor ao nosso produto - disse.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: