Ataídes Oliveira sugere ampliação do uso do aeroporto de Palmas

Da Redação | 20/06/2011, 19h28


O senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), em discurso nesta segunda-feira (20), mencionou sua preocupação com a situação dos aeroportos brasileiros, que estão estrangulados, e apontou como uma das alternativas para desafogar o tráfego, além do investimento em infraestutura, que o aeroporto de Palmas (TO) se torne um centro de conexão de tráfego aéreo de cargas.

- Diante da sua localização estratégica, é possível, ou melhor, é desejável transformá-lo em um aeroporto hub do sistema aéreo nacional, como se diz no jargão do setor - argumentou

Para Ataídes, as mudanças ocorridas nas últimas décadas, como o crescimento da fronteira agrícola que atraiu muitos investidores privados, estão realinhando o eixo econômico das Regiões Sul e Sudeste para as fronteiras das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Por outro lado, o poder público, em especial o governo federal, deixou de cumprir a sua parte ao não realizar obras de infraestrutura na dimensão necessária para dar conta dos anseios da economia que está prosperando no centro norte do país e dos eventos que o país está para receber, como a Copa do Mundo de 2014.

Hoje, portanto, entre as mudanças que se fazem mais necessárias está a readequação dos aeroportos brasileiros e da malha, com investimentos em determinadas regiões que contem com vantagens como localização ou baixa ocupação de infraestrutura. A reorganização do transporte aéreo nacional de cargas implica a mudança do papel do aeroporto de Palmas, Brigadeiro Lysias Rodrigues, afirmou.

- Há espaço para ampliação, a pista é larga e extensa e também há área de sobra para a construção de hangares e terminais da carga e manutenção das empresas aéreas e isso desafogaria outros aeroportos, como o de Viracopos, em São Paulo - argumentou.

Ele reconheceu que é necessária a adoção de medidas para transformar o aeroporto de Palmas, principalmente no que toca à alocação de recursos financeiros, mas observou que cabem contrapartidas dos governos do estado e do município em relação aos investimentos levados adiante pelo governo federal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: