Ana Amélia comemora votação do Senado dos EUA contra subsídios ao etanol
Da Redação | 17/06/2011, 10h59
A senadora Ana Amélia (PP-RS) comemorou, nesta sexta-feira (17), em Plenário, a emenda aprovada pelo Senado dos Estados Unidos que elimina subsídio ao álcool americano e também tarifa sobre o produto importado, medidas que dificultam a entrada do combustível brasileiro no país. De acordo com a senadora, o Brasil poderá ser beneficiado se a proposta, que ainda precisa ser aprovada pela Câmara daquele país, entrar em vigor.
- É um sinalizador muito importante no momento em que o déficit americano assume uma proporção muito grande. E isso, de certa forma, vai ajudar muito o setor produtivo brasileiro, já que o álcool verde e amarelo é muito mais competitivo - disse a parlamentar ao explicar que a cana de açúcar, matéria-prima usada no Brasil para produzir álcool, é mais eficiente do ponto de vista produtivo do que o milho, usado nos Estados Unidos.
Apesar de o Brasil ser o segundo maior produtor mundial de álcool e etanol do mundo, Ana Amélia observou que o país importa o produto para abastecer o mercado interno.
- Com uma economia aquecida, o Brasil importou neste ano uma quantia bastante elevada de álcool para assegurar o equilibro do abastecimento - observou.
Dívidas dos estados
Em seu discurso, a senadora também criticou o alto grau de endividamento dos estados e municípios para com a União. Segundo disse, isso fragiliza o princípio federativo da República, gerando uma situação de permanente dependência dos entes federados em relação ao governo federal.
Ana Amélia citou a situação do Rio Grande do Sul que, de acordo com dados da Secretaria do Tesouro Nacional, encerrou o exercício financeiro de 2010 devendo R$ 43,4 bilhões à União. Na avaliação da senadora, essa situação inviabiliza investimentos do governo local.
- Dá para dizer que a dívida é impagável - assinalou Ana Amélia.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: