Ao completar 49 anos, Acre vive desenvolvimento sustentável, diz Jorge Viana
Da Redação | 15/06/2011, 16h11
O senador Jorge Viana (PT-AC) homenageou em Plenário os 49 anos do estado do Acre, celebrados nesta quarta-feira (15). O senador lembrou a origem do estado, a luta pela autonomia do ex-território e a história política da região, que teve seu primeiro governador eleito, José Augusto de Araújo, cassado em 1964 pelo regime militar.
Jorge Viana registrou também a perda do sindicalista Chico Mendes, assassinado em 1988, que colocou o Acre nas "páginas policiais", mas que também teria feito instituições do país inteiro acolherem o estado, que acabou ganhando a solidariedade do povo brasileiro. A partir daí, avaliou o senador, o Acre "resolveu mudar na sua história e viver uma fase de prosperidade".
- Tive o privilégio de, a partir de 1999, como governador, ser um dos sujeitos deste processo que só pode ocorrer a partir de uma decisão do povo acreano de fazer uma transformação na política. O Acre hoje colhe fruto dessas mudanças - comemorou o senador.
Como exemplos deste novo momento do Acre, o senador destacou as políticas voltadas para a educação, área em que o estado era último colocado do país e hoje disputa os primeiros lugares. Também citou a atuação na saúde, que seria referência no país, e a implantação de uma nova fase econômica, com industrialização baseada no uso sustentável da floresta.
- Devo dizer que o Acre hoje é o espaço onde estamos implementando um novo modelo de desenvolvimento econômico, baseado em uma economia de baixo carbono, uma economia verde e de alta inclusão social - afirmou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: