Legislativo celebra Batalha do Riachuelo com elogios à Marinha
Da Redação | 09/06/2011, 13h08
Em sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira (9), deputados e senadores comemoraram os 146 anos da Batalha Naval do Riachuelo, data magna da Marinha do Brasil. Considerado o mais importante combate da Guerra do Paraguai, a batalha de Riachuelo foi decisiva para o tratado da Tríplice Aliança, o acordo que passou a controlar, a partir de então, os rios da bacia platina.
Na presidência da sessão, o senador Wilson Santiago (PMDB-PB) saudou o papel fundamental da Marinha brasileira no conflito e seu significado para garantir a paz hoje vivida em todo o território nacional.
Os discursos foram marcados, como o de Santiago, pelo reconhecimento do papel histórico desempenhado pela Marinha na formação do Brasil e pela defesa de investimentos para que a instituição continue desenvolvendo projetos estratégicos.
Em defesa desses investimentos, o senador João Pedro (PT-AM) disse que um país que deseja ter um assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) precisa ter uma Marinha, uma Aeronáutica e um Exército fortes, exigindo-se o mesmo para o desempenho da ciência e da tecnologia.
- Isso é que é soberania nacional - afirmou João Pedro.
O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) também defendeu mais recursos para a instituição. Ele explicou que a Marinha está concluindo estudos sobre a plataforma continental brasileira no momento em que o país mais necessita de projetos estratégicos em razão das descobertas do petróleo da camada pré-sal e da possibilidade concreta de ampliação da plataforma marítima.
- Pensar no Brasil de hoje e do futuro é dar condições para que a Marinha possa cumprir sua função constitucional - disse Rollemberg.
O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) aproveitou a homenagem para lembrar os antepassados que construíram nesses trópicos uma nação em condições inóspitas dificilmente suportadas pelos nascidos no hemisfério norte.
- Ali eles trabalham num clima temperado, aqui é com o suor pingando nos olhos. Custou muito aos nossos antepassados fazer essa civilização. E essas Forças Armadas, que nos deram a República, que fizeram a transição do Império para a República de maneira exemplar e que continuam fiéis às suas tradições, elas enchem o povo brasileiro de orgulho - disse.
Vários deputados também discursaram na sessão, que foi uma iniciativa do senador João Pedro (PT-AM) e da deputada Jô Moraes (PCdoB-MG).
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: