Ciro Nogueira quer ampliação da infraestrutura energética no Piauí
Da Redação | 09/06/2011, 18h33
O senador Ciro Nogueira (PI-PP) fez um apelo em Plenário, nesta quinta-feira (9), para que a Centrais Elétricas Brasileiras S.A (Eletrobras) adote medidas efetivas para ampliar a infraestrutura energética na região do cerrado e no sul do Piauí.
Conforme o parlamentar, cidades como Correntes, Uruçuí e Redenção do Gurgueia tem recorrentes interrupções no fornecimento de energia e algumas delas chegam a ficar até 20 horas ininterruptas sem luz, convivendo também com constantes oscilações de energia.
- Dados da própria Agência Nacional de Energia Elétrica demonstram que a região carece de grandes e vultosos investimentos. Para se ter uma ideia, nos três primeiros meses de 2011 houve pelo menos 14 interrupções no fornecimento de energia elétrica em Uruçuí. Na soma dessas interrupções, obteve-se uma absurda média superior a 24 horas sem energia para os mais de 11 mil consumidores da Eletrobrás Piauí, atendidos pela subestação de Uruçuí - disse.
O senador disse que até o momento a promessa do presidente da Eletrobrás Distribuição Piauí, Pedro Hosken, de investimentos de R$ 167,1 milhões em cinco subestações de energia no estado, feita na Assembleia Legislativa em março, não foi cumprida.
Ciro Nogueira considera fundamental investir em infraestrutura energética em um estado com peso significativo no Produto Interno Bruto (PIB) e que, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem uma expectativa de produção de grãos de 2,3 milhões de toneladas em 2011.
- O nosso estado pode e tem muito a contribuir com o PIB nacional, mas é, também, uma oportunidade para chamar a atenção para a necessidade de se tornar melhor a qualidade de energia fornecida às regiões localizadas mais ao sul do Piauí - defendeu.
Somente com esse investimento, avalia o parlamentar, será possível atrair novos investimentos para aumentar a oferta e a qualidade do agronegócio e da indústria e obter o crescimento e o bem estar social da região.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: