Rollemberg comemora criação de comitê organizador da Rio+20
Da Redação | 07/06/2011, 17h52
O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) saudou em Plenário o lançamento, nesta terça-feira (7), da Comissão Nacional e do Comitê Nacional de Organização da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. O evento, conhecido como Rio+20, será realizado em 2012, no Rio de Janeiro.
Para Rollemberg, desde a Rio 92, conferência realizada há 19 anos no Rio, houve avanços do ponto de vista conceitual, com o surgimento da ideia de desenvolvimento sustentável. A Rio+20, segundo o senador, será uma oportunidade de avaliar os avanços na prática.
- O ano que vem será um ano de grande oportunidade para uma avaliação do que os países fizeram ou deixaram de fazer nesses últimos anos, mas também de fazer uma avaliação e uma formulação do que os países devem fazer nos próximos 20 anos - lembrou.
Código Florestal
Em aparte, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) afirmou que a conferência é uma oportunidade única para se consolidar a liderança do Brasil na sustentabilidade econômica, social e ambiental. Braga considera que o Senado tem de ficar atento ao tema, já que se prepara para votar o texto do novo Código Florestal (PLC 30/2011).
Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), Rollemberg disse ter confiança de que o Senado chegará a um entendimento de equilíbrio com relação ao texto.
- Tenho a plena convicção de que construiremos um grande entendimento que ofereça ao Brasil um Código Florestal que dê tranqüilidade e segurança jurídica aos nossos produtores rurais, mas que seja um código moderno e com os olhos voltados para o futuro.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: