João Pedro elogia programa Brasil Sem Miséria
Da Redação | 07/06/2011, 18h05
Em discurso no Plenário nesta terça-feira (7), o senador João Pedro (PT-AM) destacou o lançamento, na semana passada, do programa Brasil sem Miséria. O programa tem objetivo de tirar 16,2 milhões de brasileiros da pobreza extrema.
- Quero aplaudir a presidenta Dilma Rousseff por esse programa e pela coragem de enfrentar a pobreza no Brasil - afirmou.
Para o senador, não é possível que o Brasil seja uma liderança reconhecida mundialmente, com uma grande economia, e ao mesmo tempo continue a carregar uma pobreza "histórica" que atinge milhões de brasileiros. João Pedro também pediu uma mobilização nacional para pôr fim a "essa chaga", que é a pobreza absoluta. O senador citou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para lembrar que as populações mais empobrecidas estão entre negros e indígenas e pediu que os governos implantem políticas públicas de inclusão.
O parlamentar reconheceu os avanços sociais do governo do ex-presidente Lula, mas ressaltou que o Brasil Sem Miséria pode aperfeiçoar o programa Bolsa Família e avançar em termos de inclusão e distribuição de renda.
Bolsa Floresta
O senador elogiou ações previstas dentro do programa, por conta da relação com questões ecológicas, como a Bolsa Floresta e a construção de cisternas - que pode melhorar a qualidade da água de brasileiros em zona rural. A Bolsa Floresta é destinada a famílias que vivem em reservas extrativistas e unidades de conservação federais, e que realizam ações de manejo sustentável e conservação das florestas. Por esse serviço de conservação ambiental, as famílias vão receber uma bolsa do governo federal.
- O Brasil Sem Miséria merece o apoio, o aplauso e a participação desta Casa - afirmou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: