Wilson Santiago pede zona franca no semiárido

Da Redação | 03/06/2011, 14h00


Para resolver o problema de falta de oportunidade no semiárido, o senador Wilson Santiago (PMDB-PB) disse que apresentou, com apoio de mais de 40 senadores, proposta de emenda à Constituição (PEC) criando a zona franca do semiárido. Essa iniciativa, segundo ele, teria para o semiárido o mesmo impacto econômico e social que o pólo industrial significou para Manaus e a Região Norte.

A PEC 18/2011 de sua autoria tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde aguarda a designação de relator.

Ainda em seu pronunciamento, nesta sexta-feira (3), Wilson Santiago aplaudiu o lançamento do programa "Brasil sem Miséria", mas defendeu, como continuidade da iniciativa governamental, a inserção econômica da população assistida. Depois de observar que 59% da miséria se concentram no Nordeste, o parlamentar disse que a situação é ainda mais difícil no semiárido, onde vivem 15 milhões dos quase 40 milhões de nordestinos.

O parlamentar aplaudiu os esforços do governo no sentido de proporcionar, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), educação profissionalizante aos assistidos pelo Bolsa Família, mas pediu investimento para manter essas pessoas na região.

- Saem do Bolsa Família, saem do combate à pobreza com o apoio do Pronatec, de um curso profissionalizante, mas vão trabalhar onde? Vão para o Sul, como está ocorrendo. Ônibus lotados levam diariamente trabalhadores para o Sul ou para o Sudeste, onde se tem emprego - disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: