Wilson Santiago registra lançamento do plano Brasil Sem Miséria
Da Redação | 02/06/2011, 16h44
O senador Wilson Santiago (PMDB-PB) registrou o lançamento, em discurso nesta quinta-feira (2), do plano Brasil Sem Miséria, de combate à pobreza extrema no Brasil, cuja meta é melhorar a vida de 16,2 milhões de pessoas. A cerimônia ocorreu durante a manhã, no Palácio do Planalto.
O parlamentar explicou que o programa pretende elevar a renda e as condições de bem-estar da população ao localizar as famílias extremamente pobres e incluí-las, de forma integrada, nos diversos programas governamentais de acordo com as suas necessidades.
Wilson Santiago revelou que, dos 16,2 milhões de pessoas em situação de pobreza extrema, 59% estão na região Nordeste; 40% têm até 14 anos de idade; e 47% vivem na zona rural. Para esta população específica, a fim de estimulá-los a permanecer em sua área de origem, haverá incentivos ao aumento da produção, com assistência técnica e apoio à comercialização.
Na área urbana, o foco será a qualificação de mão-de-obra e a identificação de emprego para cerca de 1,7 milhões de pessoas, por meio de ações do governo como o Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda, o Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec) e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem).
O plano vai priorizar ainda a expansão e a qualificação dos serviços públicos em diversas áreas, assegurando, por exemplo, documentação, energia elétrica, alfabetização, medicamentos, tratamentos dentário e oftalmológico, creches e saneamento. Além disso, quem ainda não é beneficiário do Bolsa Família será incluído no programa.
Wilson Santiago disse ser necessária a colaboração entre todos os poderes e níveis de governo para que sejam superados os entraves sociais e econômicos que atrapalham o Brasil de "arrancar no rumo de um país mais justo, humano e grandioso".
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: