Vicentinho Alves aponta importância das hidrovias para o país

Da Redação | 02/06/2011, 20h45


O senador Vicentinho Alves (PR-TO) chamou a atenção, nesta quinta-feira (2), para a importância do transporte fluvial para o escoamento de cargas no país. Ele observou que o Brasil possui um total de 29 mil quilômetros de rios navegáveis, sendo que, destes, apenas 13 mil são efetivamente utilizados. Para o aproveitamento do potencial hidroviário, o parlamentar sublinhou a necessidade de construir eclusas nas diversas hidrelétricas brasileiras.

- A hidrovia, além de ser o meio [de transporte] mais barato para se escoar a carga, entre os modais rodovia, ferrovia e hidrovia, é o que menos polui o meio ambiente se for usado de forma adequada - declarou, explicando que tem estudado o tema.

O parlamentar enumerou as principais hidrovias brasileiras, como a Solimões-Amazonas; a hidrovia do Madeira; do Tapajós-Teles Pires; a do Tocantins-Araguaia; do Parnaíba; do São Francisco; a Paraná-Tietê; do Paraguai e a do Sul. E destacou a Hidrovia do Madeira, que tem pouco mais de mil quilômetros, mas movimentou o volume expressivo de quatro milhões de toneladas em 2010.

- Essa hidrovia é de fundamental importância para o escoamento dos mercados consumidores do exterior para a produção de soja do Centro-Oeste, bem como da própria Região Amazônica - disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: