Oportunidades iguais para mulheres no ambiente de trabalho será tema de audiência

Da Redação | 02/06/2011, 12h25


Proposta em tramitação no Senado que estabelece medidas de proteção à mulher e garantia de iguais oportunidades de acesso, permanência e remuneração nas relações de trabalho no âmbito rural e urbano será discutida em audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

A realização do debate foi aprovada nesta quinta-feira (2) em reunião da Comissão. Segundo a autora do requerimento para a realização do debate, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), a discussão é necessária, pois embora as mulheres já estejam ocupando os mesmos postos de trabalho antes destinados somente a homens, ainda ganham, para desempenhar as mesmas atividades, cerca de 30% a menos que eles.

- Infelizmente, essa remuneração não corresponde ao grau de trabalho e esforço que essas mulheres desempenham. É preciso fazer uma reflexão produtiva sobre essa realidade da sociedade brasileira, para que possamos mudar as relações de trabalho tanto na área rural como nas cidades- afirmou a senadora pelo Paraná.

Segundo argumentou Gleisi, as mulheres, na cidade, enfrentam uma dupla jornada de trabalho, pois arcam também com a responsabilidade do cuidar da casa. Já na área rural, disse, a jornada é tripla, pois compreende, além da área profissional e o lar, como mães e esposas, também suas próprias hortas, em casa.

- A mulher carrega consigo essa responsabilidade de cuidar também dos filhos, da família e de suas hortas domésticas. Precisamos trazer essa realidade para o debate - argumentou Gleisi.

Para o presidente da CRA, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), o objetivo do debate é valorizar a mão de obra feminina, que tem "crescido a cada dia".

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: