Escassez de água ameaça o futuro do planeta, diz Lindbergh Farias

Da Redação | 18/05/2011, 22h14

Em pronunciamento nesta quarta-feira (18), o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) disse que em um futuro próximo a escassez de água poderá comprometer a produção de alimentos no planeta, caso os governos nacionais não adotem medidas capazes de elevar a produtividade hídrica em todo o mundo.

O senador lembrou que a questão foi debatida por especialistas nesta quarta-feira na audiência pública "Água: como conservá-la", promovida pela Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Rio+20 e do Regime Internacional sobre Mudanças Climáticas. O evento foi o primeiro de uma série de debates sobre temas de interesse da conferência que será realizada em 2012, no Rio de Janeiro.

Lindbergh Farias lembrou que a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que um bilhão de pessoas não tenham acesso à água tratada, sendo que muitas ainda morrem em decorrência de doenças transmitidas pela contaminação dos mananciais.

O senador ressaltou que o país possui na Amazônia o maior rio em extensão e volume de água do planeta, lembrando ainda que a região também recebe chuvas abundantes em todo o ano, em mais de 90% de seu território. Ele também destacou que o território brasileiro está assentado sobre dois grandes aqüíferos, o Guarani e o de Alter do Chão, embora haja irregularidade na distribuição de água em várias regiões do país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: