Suplicy: morte de Bin Laden precisa ser esclarecida

Da Redação | 09/05/2011, 17h54


Em pronunciamento nesta segunda-feira (9), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que os Estados Unidos devem esclarecimentos à opinião pública mundial sobre a morte de Osama Bin Laden. Segundo ele, muitos aspectos da ação militar no Paquistão ainda não foram detalhados de "forma clara".

- É preciso esclarecer para que acreditemos sempre naquilo que os norte-americanos tantas vezes têm dito para nós, a respeito da importância de se realizar a justiça da maneira adequada a todos - afirmou.

Suplicy expressou solidariedade às famílias das vítimas de atentados da Al Qaeda, sobretudo o que resultou na morte de mais de 3 mil pessoas em Nova York, em 11 de setembro de 2001. O senador, porém, ressaltou que a operação que provocou a morte de Osama Bin Laden tem suscitado reflexões na imprensa de todo o mundo quanto ao método utilizado na caçada ao terrorista.

Suplicy disse que é preciso saber se de fato Osama Bin Laden estava desarmado no momento de sua captura; se o terrorista ameaçava aqueles que invadiram sua residência; e por que o presidente Barack Obama, a secretária de Estado Hillary Clinton e outras autoridades que acompanhavam a ação da Casa Branca teriam definido que ele deveria ser atingido "na cabeça e no peito".

- Será que não deveria ele ter sido dominado e, em vez de ter sido jogado ao mar ainda vivo, ter sido submetido a um julgamento, como outros criminosos de guerra o foram em outros episódios? É essa pergunta que ainda repercute pelo mundo - afirmou Suplicy.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: