Curitiba em dia com obras da Copa; São Paulo ainda preocupa

Da Redação | 11/05/2011, 19h04

Representantes da Prefeitura de Curitiba e do governo do Estado de São Paulo apresentaram, nesta quarta-feira (11), quadros distintos em relação à preparação das duas sedes da Copa do Mundo de 2014. Enquanto a capital paranaense está em dia com seu cronograma de obras, a cidade de São Paulo tem ainda duas fontes de preocupação: os aeroportos de Guarulhos e Viracopos e o estádio conhecido como Itaquerão.

Em audiência pública na Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, o coordenador de Planejamento e Avaliação da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo, Pedro Pereira Benvenuto, explicou que as obras do Itaquerão sequer começaram. O prazo para conclusão é de 30 meses.

Benvenuto ressaltou o fato de se tratar de um empreendimento privado resultante de acordo entre o Corinthians e a construtora Norberto Odebrecht.

- O único ponto de preocupação é o estádio em Itaquera. É uma obra privada e pelas informações que tenho a terraplanagem deve começar no dia 16. O prazo para conclusão das obras é de 30 meses.

O coordenador afirmou que os maiores problemas são os aeroportos internacionais de Guarulhos e Viracopos. Segundo ele, embora tenha capacidade para cerca de 17 milhões de passageiros por ano, Guarulhos recebe atualmente 22 milhões.

- Se nada for feito até 2014, dificilmente nós vamos conseguir sobreviver - afirmou Benvenuto.

O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) perguntou se a cidade de São Paulo poderia receber 600 mil turistas estrangeiros, estimativa do governo paulista para a Copa. Benvenuto disse que, na última prova de F-1, em novembro, São Paulo recebeu 400 mil turistas. Segundo ele, a acessibilidade já está garantida, e o objetivo dos investimentos públicos é deixar um legado de obras para a população.

Deixar um legado para a população da região metropolitana de Curitiba também é o objetivo da prefeitura e do governo estadual, assegurou o secretário municipal extraordinário da Copa 2014, Luiz Carlos Carvalho. Ele informou que os governos municipal, estadual e federal se uniram para conseguir um empréstimo de R$ 500 milhões junto à Caixa Econômica Federal.

Segundo Susana Lins, assessora técnica do Instituto de Pesquisa de Planejamento Urbano de Curitiba, os prazos estão sendo rigorosamente cumpridos e a meta é concluir todas as obras até, no máximo, o início de 2013. Ela explicou que, com as novas obras, a cidade precisa passar por um período de testes, mas estará pronta para receber a Copa das Confederações, em junho de 2013. A reforma do estádio do Atlético Paranaense está em fase final de orçamento e deverá estar concluída em dezembro de 2012.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: