Cristovam aponta risco de partido único no país

Da Redação | 02/05/2011, 19h48


O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse nesta segunda-feira (2) que o Brasil corre o risco de se transformar em ditadura de partido único, devido a uma estratégia de cooptação do governo, com o enfraquecimento da oposição.

- Estamos caminhando para um partido único porque, de um lado, o governo está conseguindo juntar tantas forças e do outro lado a oposição está se diluindo, mas não só do ponto de vista de suas contradições internas, até mesmo do desfazimento de partidos mas porque perderam o vigor de propostas alternativas. Tem se limitado, esses partidos que seriam oposição, a serem apenas denunciadores e nem críticos eles conseguem ser mais, são denunciadores de coisas erradas do governo - observou.

A habilidade do governo ao atrair boa parte dos partidos para sua base de apoio, segundo Cristovam, não facilita o funcionamento da democracia. Em sua avaliação, a situação gera uma falta de perspectiva crítica, em que os descontentes não encontram acolhida nos partidos existentes e acabam tendo que ir às ruas, como ocorreu recentemente no Egito e na Tunísia.

- O Brasil precisa ter democracia para onde irem os descontentes, buscando partidos organizados, consolidados com programas - disse o senador.

No governo Fernando Henrique, citou o senador, havia diversos partidos na oposição, como o próprio PT, o PCdoB, o PSB e o PDT.

Da mesma maneira, disse o senador, quando a oposição deixa de exercer o seu papel de fazer a crítica ao governo, o governo acaba por assumir as pautas da oposição, como teria feito, agora, com a privatização dos aeroportos.

Cristovam também afirmou que a reforma política nas pautas do Senado e da Câmara deve impedir que o governo faça propaganda de si.

- Se a reforma política não tocar nisso, nós não estaremos fazendo a reforma política completa. O governo tem o direito de fazer campanhas de interesse público, mas não de dizer que está construindo mais ou construindo menos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: