Wilson Santiago diz que Campanha da Fraternidade vai esclarecer a população sobre o aquecimento global

Da Redação | 15/03/2011, 16h21

O senador Wilson Santiago (PMDB-PB) parabenizou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pelo lançamento da Campanha da Fraternidade 2011. O tema da campanha deste ano será Fraternidade e a Vida no Planeta.

Na avaliação de Wilson Santiago, as ações programadas para 2011 deverão atingir o objetivo geral da campanha de esclarecer a população brasileira sobre os principais problemas ambientais globais.

- A [Campanha da Fraternidade de 2011] contribuirá e muito, para a conscientização das comunidades cristãs e das pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, motivando-as a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida na Terra - disse.

Em seu pronunciamento, Wilson Santiago recordou algumas tragédias climáticas ocorridas no mundo, tais como a onda de calor que, em 2003, provocou a morte de mais de 70 mil pessoas na Europa. Ele relacionou também os recentes deslizamentos de terra em cidades brasileiras à falta de cuidado do homem com a natureza.

Citando dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Wilson Santiago lembrou que a pequena elevação de 0,75° Celsius na temperatura do Brasil, verificada nos últimos 100 anos, "é suficiente para causar grandes catástrofes climáticas no território nacional.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: