João Pedro comemora crescimento do PIB e reajuste do Bolsa Família

Da Redação | 03/03/2011, 18h15


O reajuste do Programa Bolsa Família e o crescimento do Produto Interno Brasileiro (PIB) em 7,5% em 2010 foram motivo de comemoração pelo senador João Pedro (PT-AM) em discurso da tribuna nesta quinta-feira (3). Nesse contexto, saudou a decisão da presidente da República, Dilma Rousseff, de reajustar o Bolsa Família, que atende atualmente 12,9 milhões de famílias.

- O governo do presidente Lula não criou a pobreza, a miséria, esse apartheid, mas criou uma política social de transferência de renda como política de Estado, sem ter medo de transferir esses recursos - afirmou.

Ao defender o programa de distribuição de renda do governo, João Pedro declarou que desde o final da escravatura, em 1888, até 2004, quando iniciou o governo Lula, as elites governantes brasileiras não implantaram uma política pública semelhante para combater a miséria e a pobreza.

- A história da elite brasileira é de desconhecer os pobres, é do desprezo absoluto. Então, o Bolsa Família é uma política nova - disse.

Para o senador, o índice de crescimento do PIB brasileiro em 2010, que, salientou, ficou em 5º lugar entre os países componentes do G-20, e também o crescimento da indústria brasileira no período, o qual atingiu 10,1%, são dados que confirmam uma estabilidade econômica, social e política.

O parlamentar recebeu aparte do senador Wellington Dias (PT-PI), que informou que seu estado tinha uma das maiores participações proporcionais no programa Bolsa Família (55%), mas que por meio de parcerias com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) conseguiu reduzir esse percentual para 45%. Wellington Dias parabenizou o governo Lula e o atual governo pela ampliação da rede de proteção aos mais pobres.

Também em aparte, Ricardo Ferraço (PMDB-ES) salientou que o atual modelo conseguiu conciliar crescimento econômico com desenvolvimento humano. Ele citou o Espírito Santo, no qual, segundo ele, 600 mil pessoas ingressaram na classe média por meio dessas políticas públicas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: