Jucá pede celeridade para construção do armazém alfandegado do aeroporto de Boa Vista

Da Redação | 25/02/2011, 12h10


O líder do governo no Senado, senador Romero Jucá (PMDB-RR), pediu, nesta sexta-feira (25), ao novo presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Gustavo do Vale, que dê celeridade às obras no Aeroporto Internacional de Boa Vista, em Roraima. O senador disse que a Infraero aprovou a construção do novo terminal de cargas e do armazém alfandegado para a área de livre comércio de Boa Vista em janeiro do ano passado e somente agora o processo de licitação foi aberto.

As obras atenderiam à Zona de Processamento de Exportação (ZPE) que foi criada em 2007 na capital do estado. Jucá observou que Roraima tem uma posição geográfica que favorece o comércio exterior, já que faz fronteira com a Venezuela e com a Guiana. Mas para isso, disse, é necessário investir em infraestrutura, em especial, a aeroportuária.

Na avaliação de Jucá, o armazém alfandegado é importante para o estado, pois poderá estimular a produção, gerar empregos e melhorar a renda da população.

Além disso, destacou o senador, o terminal de cargas do aeroporto de Boa Vista e o armazém alfandegado serão uma alternativa ao transporte de cargas para Manaus. Jucá disse que o aeroporto de Manaus está sobrecarregado, o que gera atraso nos despachos das mercadorias. Para o senador, Roraima poderá passar a ser uma alternativa para despachar, via terrestre, as mercadorias para a Zona Franca de Manaus e, assim, fortalecer o comércio na região.

- [O armazém alfandegado] é um instrumento importante, para consolidar a área de livre comércio, a ZPE, que nós lutamos para levar para Roraima, e também um instrumento importante para fortalecer a matriz de transporte da Amazônia Ocidental, atendendo inclusive o estado do Amazonas e a Zona Franca de Manaus - destacou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: