Neuto de Conto lança livro com a história do Plano Real
Da Redação | 09/02/2011, 20h35
Foi lançado nesta quarta-feira (9), na Biblioteca do Senado, o livro O Milagre Real, do ex-senador Neuto de Conto (PMDB-SC), sobre a história do Plano Real. Neuto de Conto, que em 1993 foi o relator na Câmara dos Deputados da Medida Provisória que criou a Unidade Real de Valor, a famosa URV, faz comparações, críticas e mostra por que esse plano deu certo e todos os outros fracassaram.
O livro apresenta a história econômica e monetária do Brasil desde a sua independência. Neuto de Conto assinala que para a Coroa Portuguesa concordar com a independência da então colônia, pendurou no tesouro brasileiro a dívida que tinha com a Inglaterra. Foi onde tudo começou, especialmente a dívida externa brasileira. Desde então, disse o ex-senador, o Brasil já teve nove moedas diferentes, sendo as cinco últimas em apenas 12 anos (1986-1994).
- Entre 1968 e 1998, o Brasil teve uma inflação acumulada de 970 trilhões por cento. Em março de 1990, a taxa de inflação alcançou 82% num único mês, estabelecendo um recorde. Apenas em 1993, o índice da inflação ultrapassou 2.700% e a última moeda antes do real, o cruzeiro real, existiu por meros 334 dias e acumulou inflação de 3.673% - recordou.
Ao revelar os bastidores da luta para aprovação do Plano Real, Neuto de Conto também tece críticas em seu livro e recorda o que cada partido disse a respeito, bem como a imprensa. Ele lembra que houve um grande esforço para desacreditar a ideia, mas enquanto todos os outros planos fracassaram, o Plano Real faz seu 16º aniversário exibindo conquistas como o fim da inflação, a estabilização da economia e um crescimento de 900 vezes do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
O Milagre Real foi editado pela Secretaria Especial de Editoração e Publicações (Seep) do Senado Federal.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: