Rollemberg pede que o Legislativo não deixe preocupação com as tragédias ambientais esfriar

Da Redação | 20/01/2011, 13h11

"É da maior importância que não diminuamos a intensidade de nossa preocupação a partir do desaquecimento desse assunto na mídia". O pedido foi feito pelo deputado e senador eleito Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) na reunião em que a Comissão Representativa do Congresso Nacional discute soluções para o problema das chuvas enfrentado pelo Rio de Janeiro.

Lembrando o risco de o declínio do assunto na imprensa levar à redução de ações efetivas para resolver o problema, Rollemberg disse que, se o Parlamento diminuir a intensidade de suas preocupações, o país corre o risco de conviver com a repetição das mesmas tragédias nos próximos anos. Ele recomendou investimento na prevenção de desabamentos, na ação dos institutos de meteorologia, na defesa civil e nos sistemas de alarmes.

- Precisamos garantir orçamentos regulares que permitam os investimentos necessários à prevenção de novas calamidades - observou o deputado na sessão desta quinta-feira (20).

Rollemberg informou que, no início da atual legislatura, ele apresentou requerimento para a criação de uma comissão de mudanças climáticas, alertando para a necessidade de o Brasil investir em duas vertentes: na mitigação dos efeitos do aquecimento global e na urgência de o país investir em pesquisa para adaptar-se às mudanças climáticas. Ele voltou a advertir sobre a importância de o país continuar debruçado sobre essas preocupações.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: