Plenário entrega Comenda de Direitos Humanos Dom Helder Câmara

Da Redação | 21/12/2010, 13h12

O Plenário do Senado realiza, neste momento, sessão especial para entrega da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara. Concedida pela primeira vez no Senado, a homenagem se dirige aos cinco vencedores do prêmio: Dom Pedro Casaldáliga, Dom Manuel da Cruz, Marcelo Freixo, Wagner de La Torre e Antônio Roberto Cardoso.

Além de exaltar o trabalho dos agraciados, os senadores lembram a trajetória de dom Hélder em favor dos direitos humanos. Já falaram os senadores Marco Maciel (DEM-PE), José Nery (PSOL-PA), Serys Slhessarenko (PT-MT), Cristovam Buarque (PDT-DF), Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Inácio Arruda (PCdoB-CE).

Pedro Casaldáliga é espanhol e vive no Brasil desde 1968, onde foi ordenado bispo emérito da Igreja Católica, tendo se destacado na defesa dos direitos humanos durante o regime militar. Wagner de La Torre é paulista e exerce a profissão de defensor público na cidade de Taubaté (SP), onde presta serviços a pessoas mais humildes. O paraense Antônio Roberto Cardoso também é defensor público e especialista em direitos humanos. Dom Manuel da Cruz é natural do Ceará e defensor dos direitos humanos, com inspiração nas ideias de Dom Hélder Câmara. Já Marcelo Freixo exerce o quarto mandato de deputado estadual pelo PSOL no Rio de Janeiro e tem atuado contra a ação de milícias em comunidades carentes.

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: