Em despedida, Renato Casagrande destaca experiência adquirida no Senado

Da Redação | 14/12/2010, 19h34


Eleito governador do Espírito Santo, o senador Renato Casagrande (PSB-ES) fez um balanço dos quatro anos que cumpriu de seu mandato, em pronunciamento nesta terça-feira (14). O senador afirmou que assumirá o governo capixaba "com a maturidade e a capacidade de reflexão e um olhar para a sociedade brasileira que só uma passagem pelo Senado Federal poderia proporcionar".

Renato Casagrande atribuiu sua vitória na eleição de 2010 à campanha que realizou e, principalmente, à sua história política e pessoal. O mandato exercido como senador, segundo ele, talvez seja a parte "mais importante dessa história".

- Saio profundamente transformado pelas experiências que vivi - afirmou.

O parlamentar disse se orgulhar de sua contribuição para a criação do Portal da Transparência, que permite à sociedade acompanhar em tempo real os gastos públicos do Senado Federal; e das 117 proposições que apresentou, entre elas o projeto de lei que trata das normas gerais de finanças públicas e o projeto de resolução que resultou na criação da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas, por ele presidida.

Renato Casagrande informou ter sido, nestes quatro anos, relator de 363 matérias, a maior parte relativa a projetos sobre direito do consumidor, proteção ambiental e estímulo às atividades de cooperativas e de pequenas e microempresas. Como presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), o parlamentar comandou a aprovação de 294 matérias, entre elas a Política Nacional de Resíduos Sólidos, hoje uma lei já em fase de implementação.

O representante capixaba também lembrou ter sido o relator do projeto do Novo Código de Processo Penal, aprovado recentemente pelo Senado Federal, que agora se encontra em tramitação na Câmara dos Deputados.

O senador afirmou que conseguiu, durante seu mandato, um intenso intercâmbio com os municípios e o governo do Espírito Santo. Disse que, nesses quatro anos, houve conquistas importantes relativas a investimentos em infraestrutura e educação, mas que o estado ainda carece de recursos federais para infraestrutura, como ampliação da capacidade de estradas, portos e aeroportos.

No discurso, o senador agradeceu a colaboração de outros senadores, de servidores da casa e dos jornalistas. Também agradeceu a presença, no Plenário do Senado, de vários deputados federais que prestigiaram sua despedida.

Em apartes, parabenizaram Renato Casagrande, pela ordem, os senadores Gerson Camata (PMDB-ES), José Agripino (DEM-RN), Mão Santa (PSC-PI), Cícero Lucena (PSDB-PB), Augusto Botelho (sem partido-RR), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Adelmir Santana (DEM-DF), Roberto Cavalcanti (PRB-PB), Jayme Campos (DEM-MT), Gilberto Goellner (DEM-MT), Marina Silva (PV-AC), Eduardo Suplicy (PT-SP), Antonio Carlos Junior (DEM-BA), César Borges (PR-BA), Alvaro Dias (PSDB-PR), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Edison Lobão (PMDB-MA), Marco Maciel (DEM-PE), Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Sérgio Guerra (PSDB-PE). Ao final do pronunciamento, o senador Marconi Perillo (PSDB-GO), que presidia a sessão, se associou às homenagens feitas a Renato Casagrande.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: