Serys afirma que país tem condições de erradicar a fome até 2014
Da Redação | 02/12/2010, 15h27
Primeira a discursar na sessão deliberativa desta quinta-feira (2), a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) afirmou que o Brasil tem todas as condições de erradicar a fome no território nacional até 2014. Ela disse que a presidente eleita Dilma Rousseff vai dar continuidade à luta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a fome, conseguindo acabar com a insegurança alimentar no país.
Serys sublinhou que o presidente Lula conseguiu colocar o tema da erradicação da fome em âmbito mundial durante seu governo. A senadora também disse que o governo Lula fortaleceu a agricultura familiar, mas sem esquecer a importância do agronegócio para o país.
Para ela, um dos responsáveis pela diminuição da fome no Brasil foi o programa Bolsa Família, que atualmente atende mais de 12 milhões de famílias. O desafio da próxima presidente é dar continuidade a esse processo e erradicar a fome totalmente no território brasileiro.
- Vejo com muita alegria os primeiros gestos da presidenta Dilma Rousseff no sentido de fortalecer ainda mais as políticas sociais no Brasil. Nossa presidenta terá pela frente como seu maior enfrentamento a erradicação da fome totalmente. Teremos como meta o ano de 2014, para que em nosso país não exista nenhum brasileiro excluído, implicando que todos deverão alimentar-se segundo os padrões estabelecidos pela Carta Mundial sobre Direitos Humanos com, no mínimo, três refeições diárias - disse a senadora.
Segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), comentou Serys, 5% da população brasileira passou fome em algum momento durante o ano de 2009. A porcentagem é bem menor se comparada a cinco ou dez anos atrás, acrescentou. A mesma pesquisa mostrou que 66% da população brasileira não tem problemas no acesso regular a alimentos em quantidade e qualidade suficientes, mas o ideal é 100% de segurança alimentar, disse a senadora, o que pode ocorrer até 2014 na opinião dela.
- Em seu primeiro discurso após às eleições Dilma disse que era preciso erradicar a fome em nosso país, e essa seria a meta principal do seu mandato. E ela está certa. Temos que lutar para acabar com a necessidade alimentar em nosso país. Não é aceitável que o Brasil tenha um problema como esse, um país em crescimento cuja a exportação bate recordes, chamado inclusive o "celeiro do mundo" em muitos produtos agrícolas - declarou Serys.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: