Presidente do BNDES explicará empréstimo para trem-bala na CAE
Da Redação | 30/11/2010, 15h09
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) aprovou nesta terça (30) requerimento do senador Aloizio Mercadante (PT-SP) para realização de audiência pública sobre as operações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O presidente da instituição, Luciano Coutinho, deve ser convidado para esclarecer questões como o possível empréstimo de R$ 20 bilhões para a construção do trem-bala entre Rio de Janeiro e Campinas (SP).
A data da audiência, que será realizada em conjunto com a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ), ainda não foi confirmada.
No início do mês, os senadores Mercadante e Antonio Carlos Junior (DEM-BA) afirmaram que a audiência é resultado de um acordo entre base do governo e oposição. Eles ressaltaram que o acordo permitiu a votação de créditos externos que beneficiam, entre outras entidades do governo, o próprio BNDES.
Críticas
Representantes da oposição, como o próprio Antonio Carlos Junior e o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), questionam o financiamento que se destina à construção do trem-bala entre Rio de Janeiro e Campinas (passando pela cidade de São Paulo). Uma medida provisória editada recentemente permite que o BNDES empreste até R$ 20 bilhões para a empresa vencedora da respectiva licitação.
- Nesse caso, se houver inadimplência, é a União que assume o risco. Não podemos aceitar essa medida provisória - disse Flexa Ribeiro no início do mês.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: