'Em Teu Nome', filme sobre a ditadura militar, será exibido no Senado

Da Redação | 30/11/2010, 18h18

O filme Em Teu Nome, do cineasta gaúcho Paulo Nascimento,um relato da resistência da juventude brasileira que durante a década de 70 combateu a ditadura militar, será exibido nesta terça-feira 30, às 18h30, no Auditório Petrônio Portella do Senado Federal.

O filme é baseado na história real do jovem estudante gaúcho João Carlos Bona Garcia e de sua esposa, Cecília. João Carlos, que pegou em armas durante o regime militar, foi preso, torturado e exilado. Viveu no Chile, no Marrocos e na França, onde fundou o Comitê Brasileiro pela Anistia. Voltou ao Brasil após a anistia, no Natal de 1979. Ele é autor do livro Verás que um filho teu não foge à luta.

Após a exibição do filme, o diretor e os atores participarão de um debate com a platéia.

Nesta terça-feira a equipe responsável pelo filme foi recebida pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS), que apoiou a exibição da obra no Senado.

- A história de Bona é muito interessante por conta da superação. Ele teve a vida destruída pela ditadura e conseguiu resistir, dando a volta por cima e retornando ao Brasil para reconstruir a história do país - salientou Simon.

Segundo João Carlos Bona, o filme tem duas características que devem ser ressaltadas.

- A primeira é a importância do resgate da história brasileira durante o período da ditadura e a segunda é a importância do esclarecimento para as novas gerações que não conhecem este período, fazendo com que a partir deste relato a ditadura não volte nunca mais - desabafou.

Em Teu Nome recebeu quatro troféus Kikito na edição de 2009 do Festival de Gramado: Prêmio Especial do Júri, Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Trilha Musical. O filme também conquistou outros prêmios nacionais e internacionais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: