'Petrônio foi o responsável pelo retorno do Brasil ao Estado Democrático de Direito', diz Benevides
Da Redação | 29/11/2010, 13h28
Na sessão especial de homenagem à memória do senador Petrônio Portella, falecido há 30 anos, o deputado Mauro Benevides (PMDB-CE) afirmou que "foi graças a esse piauiense que o Brasil conseguiu retornar ao Estado Democrático de Direito", após a ditadura militar.
- Graças a seu esforço e clarividência, que soube sensibilizar o presidente Ernesto Geisel na reorientação da vida política brasileira naquela fase sombria, foi possível vislumbrar a busca da normalidade institucional, com o retorno do país ao Estado Democrático de Direito - afirmou Mauro Benevides nesta segunda-feira (29) no plenário do Senado.
Em seu pronunciamento, o deputado e ex-senador lembrou que Petrônio, no Senado e no Ministério da Justiça, soube conduzir de forma "lenta e gradual" o processo para que fossem ultrapassados todos os "embargos" que impediam a redemocratização do país.
- Essa admiração por Petrônio, eu a mantenho em todos os momentos - declarou Mauro Benevides, ao observar que Petrônio era um homem público que sabia tanto comandar e decidir quanto "respeitar as opiniões divergentes".
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: