Mão Santa faz relato sobre reunião de federação dos parlamentos americanos
Da Redação | 24/11/2010, 20h30
O senador Mão Santa (PSC-PI) apresentou nesta quarta-feira (24) um relato sobre viagem que fez ao México como membro da delegação de parlamentares brasileiros que participou da 7ª reunião da Federação Internacional dos Parlamentos Americanos (Fipa). O encontro, realizado de 16 a 19 deste mês, reuniu representantes de 35 países.
Para Mão Santa, a Fipa é necessária pois a democracia só se fortalece tendo a participação do povo, e o Parlamento é a voz do povo. Segundo ele, os Estados Unidos boicotam a entidade e, assim, fortalecem a implantação do Parlamento do Mercosul (Parlasul).
- Essa Federação Parlamentar das Américas tem o boicote dos Estados Unidos da América, que não se fazem presentes. E os Estados Unidos da América, fortes como são, têm influência em outros. Isso favorece muito, muito, e muito mesmo, aquele sonho de Simon Bolívar de unir a América do Sul - afirmou.
O senador assinalou que Simon Bolívar sonhava com a união de todas as Américas e lembrou que o relacionamento entre Brasil e Argentina era péssimo, até que os presidentes do Brasil, José Sarney, e da Argentina, Raul Alfonsín, decidiram aproximar os dois países com a criação do Mercosul, há 25 anos. Ele observou que a criação da União Europeia pacificou o continente europeu e serviu de inspiração para o Mercosul.
- Justamente, nós recordamos da nossa história do Brasil, quando Dom João VI disse: Filho, coloca a coroa antes que um aventureiro a tome. Esse aventureiro seria Simon Bolívar, que estava derrubando os reis e San Martín também. Mas iriam cair, e o pai passou para o filho. Queremos dizer, então, que o Simon Bolívar desde aí sonhava com a América do Sul, toda forte e unida - salientou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: