Senado assinará contrato com a prefeitura de SP para a edição e a publicação de obras em braile
Da Redação | 22/11/2010, 18h26
O Senado Federal e a Prefeitura de São Paulo firmarão convênio para a edição e a publicação de livros em braile. A informação foi prestada pelo diretor da Secretaria Especial de Editoração e Publicações (SEEP), Florian Madruga, durante evento ocorrido na tarde desse domingo (21) no 1º Salão Internacional do Livro da Paraíba. Na ocasião foram distribuídos vários títulos em braile para entidades paraibanas que prestam serviços aos portadores de deficiência visual.
Segundo Florian Madruga, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, irá ao Senado assinar o convênio com o 1º Secretário, senador Heráclito Fortes (DEM-PI). O documento viabilizará a impressão pelo Senado de obras indicadas pela prefeitura paulistana. A SEEP ficará com uma cota de cada livro publicado para incorporar ao seu acervo de títulos em braile e distribuir entre entidades de todo o país.
- Esse convênio possibilitará que o catálogo de publicações em braile do Senado ganhe um reforço significativo. Atualmente já dispomos de 54 títulos catalogados. São obras contendo a legislação brasileira, como a Constituição Federal e as estaduais, e livros do Conselho Editorial. A intenção é sempre ampliar esse número para que mais brasileiros portadores de deficiência visual possam ter acesso a leitura - afirmou Florian Madruga.
Na solenidade de entrega de livros em braile realizada no domingo, o subsecretário de Cultura do Estado da Paraíba, Davi Fernandes, comentou que o Senado cumpre importante papel ao imprimir e distribuir publicações na linguagem apropriada à leitura pelos portadores de deficiência visual. Ele lamentou que no país existe uma grande carência na oferta desse tipo de livro. Já a diretora da escola do legislativo da Assembleia Legislativa da Paraíba, Maria Helena Toscano, informou que a entidade está montando uma biblioteca completamente acessível a todos os portadores de deficiência. Livros em braile do Senado serão incorporados ao acervo desse novo espaço.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: