Acir Gurgacz comemora início de exploração sustentável de madeira em Rondônia
Da Redação | 22/11/2010, 19h16
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) comemorou em Plenário, nesta segunda-feira (22), o início do manejo florestal sustentável em área de 96 mil hectares dentro dos 222 mil hectares da Floresta Nacional do Jamari, no norte de Rondônia.
A área foi concedida pelo governo federal, por meio de edital público lançado em 2007, para a exploração por três empresas privadas, sendo uma de São Paulo e duas de Rondônia, pelo período de 40 anos.
Gurgacz lembrou que o corte seletivo de árvores em unidades de conservação só se tornou possível porque a sociedade civil organizada, os engenheiros florestais, madeireiros e conservacionistas, que sempre lutaram pelo uso sustentável da floresta, encontraram o apoio necessário do governo federal e do Congresso Nacional, o que viabilizou a aprovação da Lei de Gestão de Florestas Públicas (Lei nº 11.284/06).
A Lei 11.284/06 instituiu um marco legal para o setor e criou o Serviço Nacional de Florestas e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal.
- Essa política [implementada após a criação da Lei 11.284/06] permite que os governos federal, estaduais, e municipais gerenciem seu patrimônio florestal de forma a combater a exploração predatória e a grilagem de terras, e a promover uma economia florestal em bases sustentáveis e de longo prazo - disse.
Em apartes, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RO) manifestou seu apoio ao pronunciamento de Acir Gurgacz.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: