Valter Pereira e Serys destacam a importância da OAB na consolidação da democracia no Brasil

Da Redação | 18/11/2010, 18h22


Na visão do senador Valter Pereira (PMDB-MS), primeiro signatário do requerimento que propôs a realização da homenagem aos 80 anos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a história da entidade é marcada por lutas que ultrapassam os interesses corporativos da advocacia "para resgatar valores indispensáveis à dignidade humana". Ele lembrou que, logo ao ser criada, após a revolução de 1930, a OAB já se mobilizou para o restabelecimento do Estado de Direito no Brasil.

- Certamente influenciada por um dos princípios basilares do direito, o chamado contraditório, acabou transformando-se no palco de grandes discussões até mesmo quando as discussões eram proibidas. E assim agindo tem influído em relevantes momentos de nossa história, seja para resgatar a liberdade confiscada, a soberania ameaçada ou para socorrer os oprimidos - declarou Valter Pereira.

"A história da OAB no Brasil é muito emblemática e se confunde com a luta do povo brasileiro por justiça, Estado de Direito consolidado, perene, com plena democracia". A frase é da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que discursou na abertura da homenagem à Ordem dos Advogados.

Serys Slhessarenko destacou o engajamento da OAB, sobretudo da seccional do seu estado, o Mato Grosso, na luta pela aprovação da Lei da Ficha Limpa. Ela lembrou que quando a entidade passou a defender a nova legislação alguns setores da sociedade combatiam duramente aquele projeto de lei. A senadora pediu ao presidente da OAB, Ophir Cavalcante Júnior, presente à sessão, que trabalhe para que a Ordem acompanhe os casos em tramitação na Justiça referentes à Lei da Ficha Limpa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: