Valter Pereira presta homenagem nos quatro anos de morte de Ramez Tebet

Da Redação | 17/11/2010, 19h11


O ex-presidente do Senado Ramez Tebet, cujo falecimento completa quatro anos nesta quarta-feira (17), foi tema do pronunciamento do senador Valter Pereira (PMDB-MS), que assumiu o mandato em 2006 como seu suplente. Valter Pereira lembrou passagens da vida pública de Tebet, com destaque para o trabalho de pacificação do Senado, num momento de turbulência da Casa, após a renúncia de Jader Barbalho.

- [Tebet] assumiu a Presidência desta Casa em momento de grandes turbulências e conseguiu pacificá-la, mediante inesgotável diálogo e uma inquestionável determinação - disse o representante do Mato Grosso do Sul.

Valter Pereira também citou episódios da política em seu estado em que as trajetórias dele e de Ramez Tebet se cruzaram. O primeiro ocorreu quando parte considerável do PMDB - incluindo Tebet - decidiu ingressar no PSDB. Desconfortáveis no novo partido, o grupo político teve as portas reabertas por Valter Pereira, então presidente estadual do PMDB. Pelo partido, Tebet foi eleito para o Senado, pela primeira vez, em 1994.

A gratidão, salientou Valter Pereira, era uma marca de Ramez Tebet. E isso seria comprovado em 2002, quando, incentivado pelo senador, Valter Pereira retomou a carreira política e foi convidado a compor a chapa para o Senado como suplente.

- Sua opção foi um reconhecimento pelas portas que lhe abri. O sentimento de gratidão, que é um dom privativo das criaturas magnânimas, está ficando cada vez mais escasso no universo político. A voracidade pelo poder e o oportunismo para alcançá-lo a qualquer preço têm sido mais fortes que as virtudes do caráter. No entanto, sei que pesou também na sua escolha a convicção de que eu teria condições de bem representar o meu Estado aqui nesta Casa - disse Valter Pereira.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: