Senado lança edição em fac-símile do manuscrito de 'O Quinze'

Da Redação | 18/11/2008, 14h11

"Com esta publicação, o Senado Federal mantém sua tradição de resgatar e publicar obras literárias de grande interesse nacional, itens raros e únicos, antes praticamente inacessíveis a leitores comuns". Com essas palavras, o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, lançou nesta terça-feira (18), na Biblioteca do Senado, a edição em fac-símile do manuscrito de O Quinze, obra da escritora cearense Rachel de Queiroz, já falecida.

O manuscrito, de 78 anos, foi doado pelo bibliófilo e membro da Academia Brasileira de Letras José Mindlin, e o lançamento faz parte da programação do Ano Cultural Artur da Távola.

Ao receber, das mãos de Garibaldi, uma placa em agradecimento por sua contribuição à cultura nacional, José Mindlin lembrou que a republicação da obra vai permitir a todos os estudiosos conhecer o "original de uma grande obra da nossa literatura".

- Quem merece ser homenageado é o Senado Federal - afirmou José Mindlin, na ocasião.

Em seu pronunciamento, o presidente do Ano Cultural Artur da Távola, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), afirmou que "o manuscrito é filho de Rachel de Queiroz, mas a reprodução é filha de Mindlin".

- Este livro será distribuído a bibliotecas do Brasil todo e pertencer, assim, a cada um de nós, por isso temos que agradecer essa generosidade do senhor - destacou Demóstenes, ao dirigir-se ao doador do manuscrito.

Já o presidente da Comissão Ano Cultural Artur da Távola, senador Marco Maciel (DEM-PE), lembrou que Mindlin é proprietário de uma biblioteca modelo, "um produto da sua vocação e motivação".

- Com essa parceria com o Senado, estamos criando condições para a afirmação cultural no país - declarou Maciel, que também é membro da Academia Brasileira de Letras.

Também fazem parte da programação do Ano Cultural Artur da Távola e participaram do lançamento do livro a diretora da Secretaria da Biblioteca do Senado, Simone Bastos, e a coordenadora da Comissão Ano Cultural Artur da Távola, Ana Cláudia Badra.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: