Heráclito Fortes: reajuste deve ser discutido pela atual legislatura

Da Redação | 17/11/2010, 14h35

Ao ser indagado por jornalistas a respeito do reajuste de salário dos parlamentares para o próximo ano, na saída da reunião da Mesa Diretora realizada nesta quarta-feira (17), o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) disse que o assunto não foi "tocado", mas que é constitucional e precisa ser discutido pela atual legislatura.

- No meu modo de ver, cabe, num primeiro momento, uma conversa entre os presidentes das duas Casas. É preciso encontrar uma solução não prejudicial aos parlamentares que assumirão na próxima legislatura, mas que também não seja um aumento que gere um dominó inflacionário na questão salarial. O Poder Legislativo não pode dar um mau exemplo, um aumento estratosférico, mas não pode ficar sem reajustes que é o que acontece há algum tempo, declarou o primeiro secretário da Mesa.

De acordo com o diretor-geral do Senado, Haroldo Tajra, que também participou da reunião, o orçamento do Congresso Nacional para 2011 poderá ter recursos para o reajuste dos salários dos parlamentares.

- Só tem sentido em falar em orçamento depois de aprovado o Orçamento Geral da União. Mas é possível fazer um remanejamento no Orçamento para contemplar o reajuste nos subsídios dos parlamentares.

Concurso Público

Outro assunto, que não foi discutido, mas que pode constar na pauta da próxima reunião, é a realização de um novo concurso público. Segundo Haroldo Tajra, o lançamento do edital ficará para o ano que vem.

- A realização do concurso ainda está em estudo. Há uma comissão elaborando um levantamento de vagas. Nossa expectativa é que sejam 150 a 180 vagas para áreas fins da Casa, nas mais diversas categorias. Uma vez aprovada a realização do concurso, será feita a contratação da instituição organizadora e só após depois haverá o lançamento do edital - disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: