Partilha de impostos arrecadados e combate ao tráfico de drogas serão prioridades de João Ribeiro

Da Redação | 11/11/2010, 13h26

A distribuição entre União, estados e municípios dos impostos arrecadados no país e o combate ao tráfico internacional de drogas serão as duas frentes de atuação do senador João Ribeiro (PR-TO) em seu segundo mandato para o Senado, a partir de 2011. Ele foi reeleito no pleito de outubro com 375 mil votos.

O senador informou já ter encomendado à sua assessoria um estudo detalhado sobre o pacto federativo:

- Acho essencial que haja uma revisão da distribuição dos recursos oriundos dos impostos. É no município que o cidadão vive e é lá, com o prefeito administrando e dando respostas no dia-a-dia à população, que precisa estar a maior fatia do bolo. É fundamental que a gente possa rever a distribuição destes recursos - disse ele.

Sobre o combate ao tráfico internacional de drogas, o senador defende que o Congresso proponha mecanismos criativos e eficazes para colocar um freio no avanço desse processo.

- Combater as drogas hoje no país está se tornando algo indispensável para a sobrevivência das gerações futuras - afirmou o senador, ressaltando ainda que, no caso do Tocantins, são necessárias medidas urgentes com esse propósito.

João Ribeiro ressaltou ainda a necessidade de realização da reforma política, o fortalecimento do aparato de segurança para combater o crime organizado e a consolidação das ações aprovadas pelo Congresso de exploração do petróleo da camada pré-sal.

Em relação ao Tocantins, o senador assegurou que continuará seu trabalho de busca de verbas federais para fazer frente às necessidades da população do estado. Ele destacou, sobretudo, a carência de recursos para as áreas de educação e de saúde. Segundo disse, nos últimos oito anos, houve um sucateamento da saúde estadual cuja recuperação vai depender de recursos federais, que ele continuará buscando com a nova presidente Dilma Rousseff, a exemplo do que fez no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

João Ribeiro ressaltou a importância da eleição da primeira mulher para a Presidência da República e disse acreditar que Dilma Rousseff chega com condições de fazer um governo ainda melhor do que o de Lula, cuja administração, em sua opinião, fez com que o Brasil avançasse muito. O senador também saudou o retorno de Siqueira Campos ao governo do Tocantins. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: