Gráfica do Senado comemora 47 anos
Da Redação | 10/11/2010, 13h36
Nas comemorações dos seus 47 anos, a Secretaria Especial de Editoração e Publicações (Seep) inaugurou nesta quarta (10 de novembro) o Memorial da Gráfica. O espaço conta a história da Gráfica do Senado com a exposição das principais obras produzidas desde 1963, quando foi criada, e de máquinas utilizadas no início do seu funcionamento.
Foram também inaugurados o Espaço de Leitura Ninon Accioly Borges - assim chamado em homenagem a uma ex-funcionária do Senado -, onde servidores e visitantes poderão conhecer e ler as publicações da Casa. Passou também a funcionar o Corredor da Arte João Emílio Falcão, que homenageia o jornalista piauiense. No local estão expostas obras e capas de livros criadas por servidores.
Na cerimônia de comemoração, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) ressaltou o trabalho que a Seep presta ao país e lembrou a parceria com a gráfica que permitiu a impressão, durante o seu mandato, de mais de 3 mil exemplares de livros. Foram obras de referência da historia do Acre, fascículos de um curso de Política e publicações sobre os municípios do Acre, distribuídos à população do seu estado.
O diretor-executivo da Gráfica, Florian Madruga, destacou a história da instituição, criada durante o governo militar, homenageou os seus servidores e apresentou números sobre a produção de livros. Segundo disse, de 1988 até agora, a Gráfica já produziu mais de 2 milhões de exemplares da Constituição Federal, a publicação mais vendida da Casa.
- Só neste ano, até 30 de outubro, foram 167.460 exemplares - disse Florian.
Também participou da homenagem o diretor-geral do Senado, Haroldo Tajra.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: