Aprovadas programações monetárias do governo
Da Redação | 10/11/2010, 18h32
O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (10) projetos de decreto legislativo (PDS 27/09, 278/10 e 279/10) com as programações monetárias estabelecidas Executivo para o último trimestre de 2009 e os dois primeiros deste ano. A programação monetária é o documento que consolida as principais estimativas do Banco Central para os chamados agregados monetários e a sua evolução para cada período.
A última delas - relativa ao segundo trimestre deste ano - registra o déficit de US$ 5,067 bilhões em transações correntes relativas a março deste ano, contra US$ 3,251 bilhões do mês anterior. O governo argumentava que o resultado negativo seria financiado "com folga" pelos ingressos relativos a investimentos estrangeiros diretos e em carteira, bem como pelo acesso de empresas residentes aos mercados internacionais.
Na mensagem enviada ao Congresso com a programação monetária, o Executivo acrescenta que a dinâmica do déficit em transações correntes deverá ser beneficiada, em médio prazo, pela perspectiva de maturação dos investimentos no setor de bens comercializáveis e pela recuperação das receitas líquidas do comércio exterior.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: