Paim defende reivindicações dos produtores de uva e vinho
Da Redação | 09/11/2010, 19h28
O senador Paulo Paim (PT-RS) reafirmou nesta terça-feira (9) seu compromisso com o setor vitivinícola do Rio Grande do Sul e apoiou uma pauta de reivindicações assinada por empresários e vereadores de Caxias do Sul defensores dos interesses dos produtores de uva e vinho.
Dentre as reivindicações do setor estão a instituição de uma política permanente para a vitivinicultura; a fixação do preço mínimo da uva de acordo com a Lei 7.628/87; fiscalização e controle de circulação de vinhos e derivados; combate ao contrabando; redução das importações e da carga tributária sobre o vinho; e o estabelecimento da Comissão Interestadual da Uva, composta pelos sindicatos dos trabalhadores da região.
- A Portaria 101/09 do Ministério da Agricultura estabelece preço mínimo de comercialização da uva comum em R$ 0,46 durante a safra de 2010. Mas o referido preço mínimo não sofreu qualquer correção nos últimos quatro anos, embora seja de conhecimento público o aumento dos custos de produção - alertou o senador.
Paim também registrou a participação do seu assessor, Santos Fagundes, no 8º Festival Nossa Arte de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Iniciado no último dia 8, o evento foi promovido pela Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), Federação Estadual das Apaes, governo federal, governo do estado e prefeitura municipal.
O festival seguirá até a próxima sexta-feira (12). Segundo os organizadores, devem comparecer mais de 5 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos, para conferir as atividades envolvendo literatura, artesanato e teatro.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: