Senado doará textos de 'Conselhos aos Governantes' em braile
Da Redação | 03/11/2010, 18h06
Desidério Erasmo nasceu em Roterdã, em 1469. Faleceu na Basiléia, em 1536. Filho ilegítimo de um padre, tornou-se conhecido como Erasmo de Roterdã. Em A Educação de um Príncipe Cristão o filósofo orienta sobre a melhor maneira de preparar um herdeiro da realeza para governar. Impressões em braile desse texto serão doadas a três entidades gaúchas que prestam apoio aos portadores de deficiência visual. A entrega ocorrerá no próximo dia 12, às 16h, no estande do Senado instalado na 56ª Feira do Livro de Porto Alegre.
O texto de Erasmo de Roterdã é um dos que integram o livro Conselhos aos Governantes, do Conselho Editorial do Senado. A Secretaria Especial de Editoração e Publicações dividiu a obra em volumes e os está transcrevendo para o braile. O primeiro deles reuniu os textos Aos Amigos e Parentes de Dião, escrito por Platão, e Arthashastra, de Kautilya. O segundo é O Príncipe, de Maquiavel. Esses dois volumes também serão doados às instituições gaúchas.
O livro Conselhos aos Governantes reúne ainda textos como Conselhos de D. Quixote a Sancho Pança, de Miguel de Cervantes; Breviário dos Políticos, do Cardeal Mazarino; Testamento Político, de Maurício de Nassau; Suma Política, de Sebastião César de Meneses; Testamento Político, de D. Luís da Cunha; Carta ao Sobrinho, Governador do Maranhão, Joaquim de Melo e Povoas, de Marquês de Pombal; Anti-Maquiavel, de Frederico da Prússia; e À Regente D. Isabel, de D. Pedro II.
O Senado Federal também disponibiliza a obra Conselhos aos Governantes impressa em tinta (R$ 50,00) e gravada em CD-ROM, no formato pdf (R$ 10,00). As entidades que receberão as publicações em braile são: Biblioteca Pública Municipal Professor Antônio Nicolau Orth, Associação Brasileira de Deficientes Visuais e Associação dos Deficientes Visuais de Bento Gonçalves.
Além de dois volumes de Conselhos aos Governantes, serão doados os seguintes livros impressos em braile: Direitos Humanos, Lei de Falências, Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho, Legislação Desportiva, Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, Lei antidrogas, Eu Senadoro um Passeio! (cartilha distribuída durante a visitação às dependências do Congresso Nacional) e O Senado Federal (com informações sobre o Senado e o processo legislativo).
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: